quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Música Brasileira, minha canção - Parte 01¹

Boa noite!!!

Decidi começar por música pq é algo que sempre fez parte da minha vida. Hoje,mais do que nunca tem pulsado muito em mim.
Todos (as) que me conhecem sabem que não sou muito fã das músicas que são produzidas "lá fora"²...aprecio o que é produzido aqui. Quero ressaltar meu amor por Samba e MPB.
Até certo tempo me sentia muito frustrada por gostar de músicas da época da minha avó, como por exemplo: Noel Rosa, Dorival Caymmi, Adorinam Barbosa, Maysa, Dalva de Oliveira e dentre outros. Sem falar das músicas dos filmes da época de Mazzaropi, não é simplismente uma banda a tocar, e sim uma orquestra...poxa, isso sim é música. Certa vez perguntei a um amigo se ele gostava dos filmes do Mazzaropi, ele me respondeu dizendo que ele não, mas a avó dele sim...me frustei mais ainda...rsrsrs
Enfim, esses filmes vou deixar para outro momento. Só quis ressaltar a qualidade e meu apreço por essas músicas.
Talvez essa frustação que sentia seja pelo fato de não quer me assumir como um "ser" melancolico e ao mesmo tempo original, no sentindo de não me deixar influnciar por gostos populares.
Com o seriado "Dalva e Herivelto: uma canção de amor" veio reafirmar para mim a qualidade da música brasileira...patrimônio que deve ser valorizado, cujo muitos desconhecem.
Hoje vou ficando por aqui.
Deixo algumas sugestões de músicas para vcs abaixo.
Confiram!!!
Até a próxima!!!

Mônica Fernandes

Noel Rosa: Fita Amarela, Com que roupa? e Feitio de Oração.
Dorival Caymmi: Saudades da Bahia, A falsa Baiana e Quem não gosta de samba.
Adoniram Barbosa: Saudosa Maloca, As mariposas e Um samba do bexiga.
Maysa: Meu mundo caiu, Ouça e Dindi


¹ Vou dividir em 03 partes para dizer do meu gosto pelas músicas da geração de meus avós, dos meus pais e da minha.
² Digo das composições mais contemporâneas. Não nego meu fascínio pelos Beatles, Pink Floyd, Scorpions e dentre outras bandas mais antigas.

Um comentário:

  1. Essa questão de gosto é bastante relativa. Eu não nego que 95% das músicas que ouço são internacionais, mas não é por isso que deixo de apreciar as brasileiras. Além do mais, as músicas dos cantores acima citados, têm conteúdo, o mais importante. rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir