domingo, 17 de janeiro de 2010

Quem é mudo por amor,aprende a falar pela dor

Que todos (as) estejam em luz e paz!!!

No post de hj quero relatar algumas experiências que tenho vivenciado. Acredito que servirá de reflexão para algumas pessoas que têm acompanhado meu blog.

Acreditava eu ser uma pessoa exemplar por sempre escutar conselhos de pessoas mais experientes que eu, sobretudo da minha família. Por sempre acatar as sugestões e colocar em prática. Achava que escutar calada era sinônimo de respeito e educação, até pq vivia rodeada de pessoas que queriam "cuidar" de mim.
Depois de muito tempo, após levar muitas "porradas" da vida, em especial qdo comecei a morar sozinha, percebi que vivia uma vida que não era minha, que nem mesmo me reconhecia. Daí surge aquela pergunta filosófica e essencial: Quem eu sou? Tive uma grande decepção...não soube responder.
Com isso fui em busca da causa de tudo isso. Descobri que por eu não saber falar e me impor, as pessoas tomaram posse da minha vida.Assim, fui correr atrás do tempo perdido...tentar descobrir a "Mônica" que está dentro de mim...do que gosta, traz felicidade e sente prazer. Confesso que foi o momento mais difícil da minha vida. Além de descobrir quem eu sou, teria a difícil missão de falar a todos quem eu era. Pra mim essa era a parte mais difícil. Depois de tanto tempo sendo "dirigida" há muito que se aprender para dar a "direção".
Tenho certeza que comecei a viver no ano de 2009. Descobri a importância de ser eu mesma com acertos e erros, qualidades e defeitos...falar o que penso sem medo que os outros me julguem, me repreendam, falem mal de mim. Acreditem, se por um lado tiveram pessoas que se sentiram ofendidas por não ter acatado seus conselhos e colocado meu ponto de vista, por outro lado tiveram aquelas que me aplaudiram e disseram: Eis aqui uma MULHER. Foi o melhor presente que poderia ter ganho, pois o meu maior desejo era que as pessoas me reconhecessem como mulher.
É importante pensar que dá mesma forma que uma pessoa têm direito de nos falar algo, também temos o direito de responder e colocar nossa opinião. Na verdade a sociedade espera de nós sujeitos que falem menos e escutem mais. É aquela história, para uma boca nos foi dado dois ouvidos...ainda bem que não acredito mais nisso.¹Muitas coisas foram me tiradas durante os últimos anos, não tenho dúvidas que minha recompensa foi em dobro.
Não tive ganhos materiais, mas reflexões sobre minha vida não tem dinheiro que pague. Contudo, comecei a me sentir sozinha, pois muitas pessoas se afastaram. Mas comecei a ver minha solidão como algo positivo. Nada melhor do que estar só e descobrir quem vc é...é um processo que tenho certeza não acabar tão cedo.
Como dizem "antes só do que mal acompanhada"...rsrsrs.
Se fui muda por amor, aprendi a falar pela dor (é a forma mais sofrida e ao mesmo tempo mais prazerosa). Não preciso de pessoas para dar opinião na minha vida, preciso de pessoas que me aceitem. Se não me aceitarem não tem problema...não conseguimos agradar a todos...só posso lamentar.


Abraços Fraternais!!!


Mônica Fernandes




Vídeo da Música "Resposta" de Maysa Monjardim


¹ Esta ai a importância dos Movimentos Sociais como forma de expressão do pensamento, da crítica e reflexão de um determinado assunto.

Um comentário:

  1. A coisa mais importante é realmente saber o que você é. Se as pessoas não aceitam você pelo que é, a única coisa que você pode realmente fazer, é se lamentar... parabens pelo post!

    ResponderExcluir